quarta-feira, 8 de abril de 2015

O ESTÍMULO PARA DESENHAR

Para nós desenhistas brasileiros o estímulo para desenhar é mínimo, ou nenhum. Não minto quanto digo que a maioria dos possíveis profissionais de amanhã não o serão por que há outras profissões que são mais fáceis de conseguir uma renda estável.

Muitas crianças, ou todas elas, gostam de lápis de cor, tinta, massinha, e a maioria não desenvolve seu lado artístico por conta do desestímulo dos próprios pais, que por experiência de vida sabem o quão difícil é esse caminho da arte, especialmente em nosso país.

Mas esse não é o meu caso. Aliás, em minha família a única pessoa que não é um artista plástico, de desenho artístico e publicitário é minha mãe, porém é uma artista de primeira em culinária, costura e caligrafia, e na arte de ser mãe.

Mas toda essa introdução é para mostrar o quanto é difícil seguir carreira nessa área, pois mesmo sendo de família de artistas não consegui ingressar diretamente nessa área. Tive que entrar como design gráfico, um atalho para chegar ao clímax do que realmente quero.

Só que qualquer design gráfico sabe o quanto é puxado a vida de um profissional dessa área. Os desenhos e pinturas aos poucos foram deixando de ser frequentes no meu dia a dia. Até que enfim percebi que, de um desenhista diário passei a ser um mensal, depois trimestral, semestral, e finalmente anual, ou do de vez em quando.

Finalmente no final do ano passado (2014), assistindo a um vídeo do canal do YouTube chamado Cras Conversa Oficial, do ilustrador, professor, design gráfico Thiago Spyked, me deparei com um desafio, dividido em três níveis – médio, básico, avançado. O tal desafio demandava fazer um desenho por dia, e exatamente o que pedia para ser feito. E assim foi. Selecionei algumas imagens reais como referência, escolhi um estilo, comprei os materiais básicos e mandei brasa. E agora compartilho o resultado disso tudo com vocês.

O primeiro e segundo desafio era desenhar três mãos e três pares de pés em posições diferentes.

Postarei diariamente dois desenhos para que vocês possam ter uma ideia do quão eficiente é esse desafio. Espero que gostem.


Até amanhã então, amigos. Forte abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário